IMPRENSA
26 de fevereiro de 2021 - 11h44

A- A A+

SENAI RO homenageia equipe de Ariquemes pela excelente nota na avaliação do SAEP


Reconhecimento. Esta foi a palavra chave do evento que o SENAI/DRRO realizou nesta sexta-feira, 26, de forma hibrida, ao vivo na sede da entidade e via plataforma online Teams para todas as unidades SESI-SENAI-IEL de Rondônia, que assistiram a homenagem à equipe da escola SENAI de Ariquemes representada pela gerente Angela Bim, pela coordenadora Pedagógica Carla Viviane, o instrutor Acleibson Santos Lins e o egresso e empresário Josemar Rodrigues, do curso de eletromecânica, aluno que alcançou nota 9,9.

O SENAI Rondônia obteve resultado excepcional na média nacional no SAEP, que avalia as competências e habilidades dos alunos dos cursos oferecidos pelo SENAI em todo o Brasil. A média Brasil do Idap, indicativo que mede o desempenho da educação profissional, foi de 7,8 e o SENAI-RO obteve 8,6, ou seja, 10,25% acima da média nacional.

Depois das homenagens, aconteceu o Workshop de Boas Práticas SAEP, mediado pelo coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho.  O workshop, de acordo com Coelho, é o momento de oportunidade, pois juntamente com a metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP), culminou no excelente resultado obtido no ano de 2020 pelas escolas SENAI Rondônia.

“Em destaque temos a escola SENAI de Ariquemes. A iniciativa deste workshop é reconhecer os profissionais e estimular o intercâmbio entre as Unidades participantes, por meio de experiências bem-sucedidas, contribuindo com o alinhamento de estratégias, fomentando um legado institucional de ações vencedoras em serviços educacionais. Neste momento iremos iniciar a homenagear a unidade de Ariquemes que teve maior desempenho no SAEP”, disse o coordenador, na abertura do evento.

O superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago ressaltou que “este encontro é uma comemoração por alcançarmos um dos nossos objetivos, que é trabalhar com qualidade. É motivo de alegria e orgulho para nós do Departamento Regional de Rondônia. A partir de agora precisamos estar na prateleira de cima, não adianta apenas alcançarmos o resultado, precisamos mantê-lo, daí a importância deste workshop para mostrar como fazer e de que maneira nos manter com a alta qualidade e com custos reduzidos”, comentou.

Em seguida, o presidente da FIERO, Marcelo Thomé parabenizou a Rede SENAI pelo resultado obtido na nota do SAEP em 2020. Ele lembrou que “ao longo dos últimos seis anos saímos do último para o primeiro lugar no SENAI Brasil. Este é o resultado de muito trabalho, dedicação e entrega de todos que compõem a rede de escolas de formação profissional do SENAI em Rondônia. 2020 exigiu uma mudança rápida da forma de entrega da educação. Mantivemos o nível e o volume de entrega e mais que isso, melhoramos. Sintam-se orgulhosos pelo resultado obtido. Parabéns a todos nós, aos professores, gestores e alunos. Quem ganha com isso é a indústria de Rondônia. Esta é a nossa missão, ou seja, apoiar o desenvolvimento da indústria rondoniense”, exultou.

Iniciando o workshop, Jair Coelho apresentou Cronograma de Aplicação ciclo 2021. A gerente Angela Bim e a coordenadora Pedagógica Carla Viviane apresentaram as boas práticas utilizadas para alcance da meta no SAEP na Unidade de Ariquemes. Na sequência, Carla Viviane apresentou as Estratégias da MSEP e acompanhamento Pedagógico. Também participaram o instrutor Acleibson Santos Lins que relatou sua experiência no SENAI e por fim, o relato do egresso do curso de Eletromecânica Josemar Rodrigues.

De acordo com Angela Bim, os últimos anos têm sido desafiadores em todos os sentidos, no que diz respeito ao aumento de receita, diminuição de despesas, sem perder a qualidade, por isso, o trabalho de todos é de grande relevância para o alcance de bons resultados, e este esforço ser reconhecido pela FIERO, desde o presidente Marcelo Thomé e o diretor Regional do SENAI-RO, Alex Santiago, é motivador para continuar fazendo o nosso melhor.

Carla Viviane acrescenta que para o setor pedagógico é de suma importância, pois o que foi planejado no Plano de Ação SAEP e todo o esforço para realiza-lo valeu a pena. “Alcançamos o que foi proposto e com este resultado positivo o SENAI de Ariquemes mostra para a equipe que somos capazes, que conseguimos, com atividades e atitudes diferenciadas que trabalhar em conjunto e de diversas formas alcançamos os objetivos almejados. É com satisfação que eu como Coordenadora de Educação apresento a equipe de instrutores que fazem a diferença na vida dos discentes”, afirmou a coordenadora Pedagógica.

“Reconhecimento para mim é uma palavra que traz inspiração, que desperta no coração a vontade de continuar e a satisfação de um trabalho realizado com sucesso”. Destacou o instrutor Acleibson Santos. “Este reconhecimento é importante para as pedagogas que se dedicaram em montar um plano de ação, para os instrutores que prepararam simulados com questões no formato do SAEP familiarizando os alunos, é importante para a gestão que apoiou os instrutores e até mesmo os alunos com motivação e conscientização do valor desta avaliação para todos, foi importante para os alunos que dedicaram seu tempo para assistir as lives do professor”, falou.

Josemar Rodrigues, que é empresário, agradeceu pelo privilégio de ter sido escolhido para representar sua turma do curso Técnico em Eletromecânica. Falou da convivência com os professores e os demais colegas. Agradeceu ao instrutor Acleibson pela dedicação. “Contamos com ajuda de todos os professores, Frederico, Frank, Bruna e também a Carla. Por fim conseguimos concluir o curso e cujo aprendizado vamos aplicar com garra no nosso dia a dia”, garantiu.

Desempenho do IDAP por unidade

CEET SENAI José Fernandes de Moura – Ariquemes = 9,5,

SENAI BONIFÁCIO ALMODÓVAR – Vilhena = 9,2,

CEET - SENAI SEBASTIÃO CAMARGO – Porto Velho = 9.0,

CEET SENAI CACOAL – Cacoal = 8,3,

SENAI DE JI-PARANÁ – Ji-Paraná = 8,

CEET SENAI PIMENTA BUENO – Pimenta Bueno = 7,9,

CEET SENAI ROLIM DE MOURA – Rolim de Moura = 7,8, e

SENAI PROF. Dr. VOLKMAR SCHULER – Porto Velho = 7,8. 


Mais notícias

SESI-SENAI DRRO conquista 4º lugar no ranking da Unindústria

Encontro da Saga SENAI de Inovação acontece nesta sexta-feira

SENAI e Embrapa lançam edital de inovação para agricultura

A educação profissional pode contribuir para a retomada do crescimento econômico