16 de outubro de 2019 - 11h11

Oficina da Criança concorre na fase nacional 2019 do Prêmio IEL de Estágio

A entidade é a única de Rondônia presente na categoria Empresa Destaque

Concorrendo com empresas da Bahia, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo, o Centro Educacional Oficina da Criança está entre as instituições classificadas para a etapa nacional 2019 do Prêmio IEL de Estágio. O Centro, por sua vez, é a única instituição de Rondônia presente na categoria Empresa Destaque.

A entidade fundada em 15 de janeiro de 2015, atende 210 crianças, conquistou duas premiações na etapa estadual do Prêmio IEL de Estágio. O primeiro lugar na categoria Empresa Destaque e a segunda colocação na categoria Estagiário Destaque para Lívia Kelly Dantas Rique.

De acordo com gestora Camila Fernanda Carvalho Caetano, administradora da Oficina da Criança, ganhar o prêmio foi gratificante. “Primeiramente, pelo fato de aprender, aperfeiçoar e enriquecer nosso trabalho. Além disso, o prêmio “agrega conhecimentos, aperfeiçoa nosso trabalho, nos levando à percepção de tamanha responsabilidade e contribuir para o crescimento profissional da acadêmicas que estagiam conosco. A Oficina da Criança é um agente transformador na formação profissional das estagiárias, buscando torná-las referência em sua profissão, associando os valores humanos e técnicos”, garante.

Sobre a classificação para a etapa nacional, Camila ressalta que se deve à valorização e o envolvimento das estagiárias em todas as atividades propostas tendo um tratamento igualitário com relação a todos os colaboradores da instituição. “Por exemplo, elas participam das atividades diárias, formações continuadas, comemorações e confraternizações. Além disso, damos a oportunidade de crescimento profissional, podendo ser contratadas/efetivadas como professoras ao se formarem”, explica.

Parte da equipe é composta por auxiliares estagiárias estudantes de pedagogia, contratadas em parceria com IEL. “Elas trabalham ativamente com as professoras. São avaliadas diariamente. Conforme a necessidade, vamos orientando-as, buscando formações, trabalhando a auto estima valorizando o trabalho elogiando-as e estimulando-as a aproveitarem ao máximo as oportunidades que contribuirão para o crescimento pessoal e profissional”, disse a gestora.

Camila acrescenta que “contribuímos para o desenvolvimento profissional de nossas estagiárias oportunizando-as a participarem de todas as formações propostas, reuniões, planejamentos, dentre todas as outras atividades e eventos realizados pela escola, colocando a teoria da faculdade em prática, verificando que o que aprendem na graduação é possível desenvolver na prática”, explica.

Nas atividades pedagógicas e eventos, as estagiárias têm “vez e voz”, além de oportunidades de darem ideias, serem criativas e praticarem suas habilidades confeccionando juntamente com a professora todo o material necessário. As estagiárias que aproveitam este momento sendo dinâmicas, criativas, pró ativas, crescem na instituição e, ao formarem, tendo vaga, são efetivadas como professoras.

O superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai-RO, Alex Santiago parabeniza a empresa classificada. “Os estagiários de hoje serão os líderes do amanhã. O estágio é uma prática importante para identificar e reter novos talentos”, comentou. Ele também destaca que, com as constantes mudanças no mercado de trabalho, um dos desafios para o estudante é se capacitar constantemente. “O desenvolvimento contínuo é uma necessidade para ter um diferencial e permanecer no mercado de trabalho. Para isso é preciso ter atitude de buscar capacitações, inclusive na área comportamental”, ressalta.

Sobre o prêmio

O Prêmio IEL de Estágio é realizado anualmente para identificar e divulgar as melhores práticas de estágio desenvolvidas no país, estimulando novos profissionais que se destacam no mercado e a consequente geração de negócios. Além disso, o prêmio busca proporcionar ao estagiário um currículo profissional competitivo e estimular seu espírito empreendedor, pensamento inovador e a prática de responsabilidade social na empresa em que atua.

Assessoria de Comunicação Social da FIERO