14/06/2017 - Fiero
Fiero apresenta potencialidades de negócios na Fiesp para futuros investidores

“Rondônia é a nova fronteira das oportunidades de negócios”. A afirmação é do presidente do Sistema Fiero e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RO, Marcelo Thomé em sua apresentação no seminário Rondônia: terra de oportunidades, que aconteceu segunda-feira,12, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com participação de painelistas do Governo de Rondônia, dentre outros participantes.

Segundo o presidente Marcelo Thomé, o seminário teve como foco principal as oportunidades industriais, com alternativas viáveis para investidores de todo o país. “Estamos no centro da Amazônia, no coração da América Latina. Somos a esquina do melhor rub logístico para se alcançar os mercados Andino, o Caribe, os Estados Unidos, a Europa e a Ásia. Rondônia enfrenta com grandeza a retração econômica que coloca estados melhores estruturados em situação delicada. Nesse sentido, o estado de Rondônia mantém suas finanças em absoluto equilíbrio, paga suas obrigações financeiras em dia e incentiva o desenvolvimento nos diversos segmentos econômicos”, destacou Thomé.

De acordo com o líder empresarial, Rondônia vive grandes transformações. “Temos recursos hídricos, energia elétrica em abundância, mais de 50 por cento de cobertura vegetal preservada com ampla oferta de matéria-prima para a indústria. Porto Velho - nossa capital - está fincada em ponto privilegiado para ampliarmos as exportações, turbinando a nossa balança comercial. Nossa principal rodovia – a BR-364 - está em fase de estudo para sua duplicação no trecho que vai de Comodoro (MT) a Porto Velho, com cerca de 950 quilômetros”, ressaltou.

Dois estudos estão em andamento para a implantação de duas ferrovias: uma projetada pelos chineses, ligando o oceano atlântico, no Rio de Janeiro aos portos do oceano pacífico, no Peru, e outro projeta por grupos transnacionais ligando a região de maior produção de soja, em Mato Grosso, aos portos do Madeira, em Porto Velho. Está previsto para agosto deste ano, o início da dragagem e balizamento da hidrovia do Madeira, ligando Porto Velho a Manaus (AM)

Thomé acrescenta que a Fiero trabalha novo modelo, construindo o Plano de Desenvolvimento Industrial, em parceria com o Governo do Estado. “O plano prevê atração de investimentos e definição de políticas públicas que atendam às potencialidades industriais do Estado. Todos esses projetos, aliados à nossa localização geográfica, resultará em novas oportunidade de negócios. Por isso, podemos afirmar com segurança que em Rondônia desenvolvimento tem um Norte”, finalizou.

Entre os painelistas do seminário, Thomé destaca a apresentação do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, e de Finanças, Vagner Garcia, que ressaltaram Rondônia como sendo um dos poucos Estados com equilíbrio nas finanças públicas, Rondônia tem estrutura favorável para receber mais e novos investimentos. O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Valdemar Camata Júnior, apresentou referenciais de pequenos negócios, com opções inovadoras para as micro e pequenas empresas.

O seminário foi uma iniciativa do governo de Rondônia, contando com parcerias da Fiero, do Banco da Amazônia, Santo Antônio Energia e Sebrae em Rondônia e jornal Valor Econômico, uma das publicações mais respeitadas do setor financeiro.