14/06/2017 - Fiero
Fortalecimento do setor da panificação perpassa a gestão da inovação, diz presidente do Sindipan-RO

A inovação é a palavra de ordem no mundo corporativo atual. Por isso 24 empresários do setor da panificação de Rondônia não perderam a oportunidade e aderiram ao projeto de gestão da inovação, celebrado pelo IEL Nacional e Sebrae Nacional, elaborado pelo Sistema Fiero e executado pelo IEL-RO, instituição contratada para a execução das consultorias.

A primeira etapa do projeto consistiu de um diagnóstico que mensurou como está a gestão e o processo de inovação dentro de cada empresa com a participação dos consultores Miguel Ítalo Cavalcante, do IEL Piauí; Paulo Geovane Machado Brandão, do IEL-RO  e Rogério Batista Siqueira de Amorim, do Senai-RO.

Com dez meses de duração, o programa iniciou em março e vai até dezembro deste ano, e conta com a adesão de 24 panificadoras, dentre elas, a Panificadora Balbis, do empresário e presidente Sindicato das Indústrias da Panificação do Estado de Rondônia (Sindipan-RO), José Balbino Nascimento, que defende a inovação como ferramenta para o fortalecimento do setor no estado.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé ressalta que ao aderir ao programa, o empresário está de olho no futuro participando de ações pontuais para garantir a competitividade e se manter no mercado. “O Sistema Fiero por meio do IEL e Sebrae trabalha para construir estas ações voltadas à inovação para um segmento produtivo dos mais importantes”, argumentou.

De acordo com o consultor, Miguel ítalo, aumentar a produtividade é um dos desafios da indústria brasileira, sobretudo em um momento de ajuste fiscal e retração econômica. Em seu ponto de vista, os empresários precisam pensar a inovação de forma estratégica, analisando os ambientes internos da empresa e ambientes externos, conhecer as tendências do mercado e então, desenvolver as ações necessárias.

Segundo Balbino, os empresários participantes estão satisfeitos porque o projeto apresenta um diferencial inédito, no caso desta consultoria, o comprometimento do empresário e de toda a equipe. O comitê gestor de cada indústria atendida, vai colaborar no aumento da produtividade, redução de despesas de produção em pouco tempo. Tudo isso com medidas simples e, mais o importante, com baixo custo”, afirmou.

Para o vice-presidente do Sindipan-RO e conselheiro da Fiero, Pompeu Vieira Marques, o projeto é mais uma ação fundamental para o fortalecimento do setor de panificação rondoniense. “Estamos na etapa em que cada empresa monta seu comitê em gestão para inovação para debater apresentar quais e onde as melhorias precisam ser feitas”, destacou.

O superintendente do Sesi-IEL-RO e diretor regional do Senai-RO, Valério Duarte destacou as parcerias com o Sebrae como profícuas e que a indústria carece de empreendedores com coragem de investir em inovação. A coordenadora Sharlene Ribeiro da Silva Picolotto, do IEL-RO ressalta a parceria do Sindipan como fundamental e principalmente pela articulação do presidente José Balbino junto aos demais empresários.